Kundalini Yoga

18 de novembro de 2019

O que é Kundalini Yoga? 

Kundalini yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a energia kundalini pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia do corpo denominados de chacras.

A kundalini yoga envolve uma sequência de exercícios físicos (kryias) técnicas respiratórias (pranayamas), contrações corporais (bhandas), posturas (ásanas), posição das mãos, braços e dedos (mudras), entonação de sons (mantras).

Trazida para o ocidente nos anos 60 por Yogi Bhajan, essa yoga da consciência quebra o mito de que as práticas espirituais são exclusivas dos yogis. A kundalini yoga também é uma ferramenta importante para nós que lidamos com os desafios do mundo material.

De fato, o que a kundalini yoga faz é ajudar você a equilibrar as mais diferentes áreas da sua vida, como família e trabalho. Precisa de uma noite de sono melhor? Quer um sistema imunológico mais forte? Precisa aprender a lidar com aquele parente difícil? Então você precisa experimentar essa prática! 

O que você vai aprender em Kundalini Yoga 

Pra começo de conversa, você vai aprender a sentar. Será uma posição bem diferente da que você está acostumado com aquela sua cadeira do escritório, mas te garanto que você consegue. Vai aprender a respirar (acredite, a maioria de nós não sabe o que está fazendo).

E se você for um ansioso como eu, já vou avisando: existe uma vida antes e depois da Kundalini Yoga. Com as posturas, você vai aprender a se respeitar ao mesmo tempo em que desafia a si mesmo (já pensou o que esse conhecimento pode fazer por você no dia a dia?). E o mais importante: Kundalini yoga vai te ensinar a escutar o seu coração. 

O que é a energia Kundalini? 

Como você já deve ter lido no início do texto, essa prática de yoga ajuda a despertar a energia kundalini.  Essa energia nada mais é do que o potencial criativo que já existe em nós. E todos nós temos o potencial de quebrar velhos padrões e criar uma vida mais saudável.

Através da prática de kundalini yoga, essa energia intocada é estimulada a subir pela coluna central da espinha até alcançar o topo da cabeça, ativando a secreção da glândula pineal. Uma das principais funções da glândula pineal é vibrar e controlar a projeção nuclear de cada célula do corpo.

Quando nós despertamos a energia kundalini, experimentamos uma grande mudança de consciência. Essa mudança pode ser sutil e gradual. O que importa é que através de uma prática consistente de kundalini yoga a mudança acontece. 

Quem pode praticar Kundalini yoga? 

Essa é uma prática de yoga para o dia a dia e para qualquer pessoa. Você não precisa estar na sua melhor forma ou acreditar em nada específico. Basta aparecer para a aula e seguir o seu próprio ritmo. 

Kundalini yoga: 5 Razões para praticar

  1. Fortalece o sistema nervoso
  2. Alonga e fortalece os músculos
  3. Estimula a circulação
  4. Reduz o stress
  5. Aumenta o foco e a criatividade. 

Agora que você já sabe o que é Kundalini Yoga, que tal começar a praticar? O Samadhi Yoga Centro oferece um plano experimental, com duração de duas semanas, consecutivas, no qual você pode conhecer todas as nossas práticas!

https://www.samadhiyogacentro.com/contato 

Fonte: Shakta Kaur Khalsa. Kundalini Yoga: As Taught by Yogi Bhajan: Unlock Your Inner Potential Through Life-changing Exercise.

Por Morgana Toyama
Voltar