Yogaterapia

 

Na yogaterapia o atendimento é individualizado e se utiliza das técnicas do yoga e meditação com propósito terapêutico, para promover saúde integral, qualidade de vida e ou também auxiliar no tratamento de desequilíbrios psicológicos e psiquiátricos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, compulsividade, distúrbios do sono e outros. 

A prática de yoga e meditação pode auxiliar no gerenciamento do stress da vida moderna e complementar os tratamentos de saúde em diversos casos, devido sua ampla atuação sobre o corpo, a mente e o espírito.

Não é necessário ser flexível ou estar em forma para se beneficiar dessa modalidade de tratamento que pode ser adjuvante aos tratamentos convencionais. Se a pessoa já é praticante de yoga e meditação ela se sentirá mais confortável com as técnicas , mas não é obrigatório ter experiência. 

As práticas consistem em posições físicas, exercícios de respiração, técnicas de relaxamento e meditação.  

Como funciona?  

Na primeira sessão é feita uma avaliação da história da pessoa até o momento. As vezes mais de uma sessão é necessária para estabelecer o foco da problemática, estabelecer prioridades e serem definidas quais as melhores técnicas para serem utilizadas em cada caso. O diagnóstico leva em conta todo o Ser, não somente o sintoma. Muitas vezes é realizado conjuntamente um trabalho de apoio, aconselhamento psicológico e ou encaminhamento. 

Nas sessões seguintes são prescritas algumas dessas técnicas para serem praticadas diariamente em casa, como uma medicação diária, durante um período normalmente de 40 dias. Durante esse período, a pessoa pratica e aperfeiçoa as técnicas prescritas. Os encontros subsequentes serão marcados de acordo com a necessidade individual. Normalmente os encontros são semanais para que a pessoa compreenda bem os exercícios e sinta-se apoiado na jornada. Ao final dos 40 dias é marcado uma reavaliação para saber como foram os efeitos.  

Um aspecto importante do processo é a auto responsabilidade da pessoa pelo seu próprio processo de cura. 

Embora a yogaterapia ainda seja uma abordagem terapêutica de pouca expressão no Brasil, tem sido utilizado com cada vez maior influência nos Estados Unidos.  

Historicamente a yoga tem sido utilizada como uma prática contemplativa destinada para auto-transformação através da adoção de um estilo de vida disciplinado e espiritualizado. Somente no início do século XX iniciou-se as pesquisas no formato científico ocidental para estudos da utilização da yoga como uma intervenção terapêutica. Os dados das pesquisas tem sido muito promissores e a prática do yoga tem crescido exponencialmente em diversos países. Essa expansão vem acompanhado do crescente número de publicações e pesquisas em yoga com aplicações em diversas condições, especialmente na área da saúde mental. Esses estudos tem demonstrado que além da efetividade terapêutica a yoga tem trazido contribuições para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar em geral.  

Na yogaterapia o aluno é atendido exclusivamente pela professora de kundalini yoga, Juliana Vaz/ Guru Kirtan, que é psicóloga, especialista em psicologia Transpessosl e Mestre em Psicologia e Saúde(UFCSPA).

Referências:  

Khalsa et al., M. (2016). The Principles and Pratice of Yoga in Health Care. 

Depoimento de quem já praticou conosco:

Todas as vezes que percebo que devo sair da tentativa ilusória de controlar tudo, chamo a Ju para uma conversa e solicito uma sequência de práticas. É só ser disciplinado. Energias internas e o universo se reorganizam a meu favor com a yogaterapia da Ju."

 

Léo Ribeiro

Minha experiência de terapia com a Juliana foi muito agradável e inesperada. Comparado com outras sessões de psicologia ditas como "clássicas", as que tive com a Juliana foram distintas. Sem cobranças ou julgamentos, sem pressa, com uma conversa muito leve e descontraída e principalmente, alinhado há uma componente espiritual, toda esta sinergia resulta numa terapia muito satisfatória. Outro fator importante que verifiquei foi o fato de não termos um diagnóstico. Com a orientação da Juliana conseguimos fazer uma técnica de espelho, onde fazemos uma auto análise e auto descoberta. Nós mesmos vamos evoluíndo e percebendo com o tempo e com nosso próprio esforço, que alcançamos o equilíbrio mental-emocional que precisamos à nossa medida.

Akel Kannan